Volume de fretes do agro cresce 33,2% no primeiro semestre de 2022

Relatório da Fretebras mostra que digitalização tem ajudado as empresas a reduzirem os custos com transportes em até 30%

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 30/09/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

A Fretebras, uma das principais plataformas online de transporte de cargas da América Latina, informou hoje (27), o lançamento da 8ª edição do “Relatório Fretebras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, com base na análise de 4,7 milhões de fretes publicados no primeiro semestre de 2022. De acordo com o estudo, o volume de fretes do agronegócio aumentou em 33,2% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. As transportadoras do agro têm apostado cada vez mais na contratação de caminhoneiros autônomos, por meio de aplicativos, para tornar as operações mais eficientes.

O agronegócio representou 36% de todas as cargas publicadas na Fretebras no primeiro semestre, sendo o Rio Grande do Sul o estado mais representativo com 15,6% desses fretes, seguido por São Paulo (12,6%), Minas Gerais (11,9%) e Mato Grosso (11,5%). Outro dado que o relatório aponta é a intensificação da digitalização dos fretes levando as empresas a reduzirem os custos com transportes em até 30%, se comparado aos valores despendidos com o uso de frota própria.

De acordo com o estudo, o primeiro semestre de 2022 foi marcado por obstáculos no agronegócio, como a quebra nas safras de soja – principalmente no Paraná, por questões climáticas – e a guerra da Ucrânia, que mudou a dinâmica da economia internacional e o comércio internacional de fertilizantes, já que a Rússia era o principal exportador e o Brasil o maior importador.

Porém, há apostas para um ano recorde de safra do milho safrinha, o que tem se confirmado, já que as expectativas são de crescimento da ordem de 30% na produção, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Não por acaso, no primeiro semestre os fretes do grão aumentaram 64,7% na comparação com o ano passado.

Forbes Agro

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?