Sistema de agricultura de precisão permite o uso de tecnologias em máquinas de diferentes marcas

GPS, piloto automático, sensores e dispositivos de automação que ajudam no controle de tráfego de máquinas agrícolas oferecem ganhos produtivos.

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 11/08/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Ademar Debortoli é produtor rural na cidade de Divinópolis do Tocantins. Na fazenda Debortoli, que fica há cerca de 130km da capital Palmas, produz soja, milho e feijão.

Para otimizar a sua produção, conta como aliadas as ferramentas do sistema OTMIS, a marca da Jacto – empresa de máquinas agrícolas da cidade de Pompéia/SP – para agricultura de precisão.

Leia também:

“A marcação via GPS de onde os maquinários já passaram é a principal função que usamos na fazenda nas operações de pulverização, adubação e plantio. Além de diminuir o amassamento das plantas, percebemos um ganho muito grande com as informações colhidas. Por exemplo, tivemos a redução do consumo de insumos porque diminuiu a sobreposição. Também ganhamos agilidade no trabalho, uma vez que a área em que o trator já passou, não precisa passar mais”, comenta Sr. Ademar.

Ademar é um dos clientes OTMIS que usufrui do fato do sistema ser multimarcas, ou seja, não necessariamente precisa ter máquinas Jacto para que a tecnologia funcione. O produtor conheceu a OTMIS quando tinha um pulverizador tratorizado Condor 800 AM18. Sua produção cresceu e se fez necessária a aquisição de um pulverizador automotriz.

O produtor, então, migrou o sistema para a máquina nova, se beneficiando de todo conhecimento que já havia adquirido. “É um sistema prático, simples e intuitivo, além de ser de uma marca forte e consolidada no mercado. Também oferece grande conforto operacional, uma vez que o operador pode focar atenção em outras atividades, com a ajuda das informações que estão sendo geradas”, comenta.

“Nós já sabíamos como funcionava o sistema, que sempre nos atendeu muito bem nas demandas do dia a dia e não tínhamos porque trocá-lo”, finaliza.

A tecnologia ajuda a reduzir a quantidade de insumos utilizada, além de evitar falhas na aplicação — Foto: Divulgação/Jacto


Assertividade na produção agrícola

De acordo com Cristiano Pontelli, gerente de negócios da OTMIS, as tecnologias de agricultura de precisão nas máquinas permitem realmente produzir mais e com maior qualidade, uma vez que o produtor realiza as aplicações no lugar correto, sem sobreposição.

Com isso, há uma redução na quantidade de insumos utilizada e ainda são evitadas falhas na aplicação, as quais poderiam ser focos de reinfestações de pragas e doenças.

Entre os exemplos dessas tecnologias de agricultura de precisão, além do GPS citado pelo Sr. Ademar, ainda existem o piloto automático, sensores e dispositivos de automação que ajudam no controle de tráfego, diminuem a área de amassamento e aplicam defensivos em taxas variáveis.

“É cada vez mais comum vermos produtores rurais pesquisando novas tecnologias, procurando ferramentas embarcadas que os ajudem a serem mais eficientes e ofereçam informações que os auxiliem na tomada de decisões na gestão de todo o processo produtivo”, explica Pontelli.

Dispositivos tecnológicos em máquinas agrícolas oferecem ganhos produtivos — Foto: Divulgação/Jacto


Agricultura de precisão e o uso de tecnologias para sustentabilidade produtiva

Em 2016 foi fundada a AsBraAP, Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e difusão do uso de práticas, técnicas e tecnologias de Agricultura de Precisão e Digital (AP).

A AsBraAP é formada por profissionais e empresas do setor – entre elas, representantes da Jacto -, interessados em fortalecer e disseminar o conceito de AP. Desde sua fundação, incentivam a pesquisa das tecnologias e acompanham a evolução do mercado.

Um dos principais pontos de estudo é a consciência do uso dessas tecnologias na agricultura, colaborando para a sustentabilidade da produção.

Sr. Ademar é um dos exemplos de produtor que enxerga na ponta do lápis o resultado de uma safra, quando utiliza o sistema OTMIS e percebe economia de insumos. Também, quando o trabalho é mais eficiente e há economia de combustível, assim como consegue oferecer ao operador, mais conforto nas operações.

Enfim, existe um ecossistema formado para incentivar o uso de ferramentas de Agricultura de Precisão, gerando benefícios para a produção agrícola.

G1

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?