Chuva se espalhando pelo Brasil. Veja a previsão para o início da semana

Áreas de baixa pressão atmosférica e instabilidades afetam, principalmente, o Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 08/08/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Chuva intensa no Sul e Sudeste, trovoadas em outros estados e tempo firme em algumas regiões. Acompanhe a previsão para o início desta semana:

Segunda-feira (8)

Sul

Leia também:

Com a presença da área de baixa pressão atmosférica e instabilidades em baixos níveis, a chuva se espalha mais pela região Sul do Brasil. Há risco de temporais e acumulados altos no meio norte do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba e em todo o litoral de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Sudeste

Com a baixa pressão na Região Sul, um corredor de umidade se forma nesta segunda-feira e converge em umidade nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, levando chuva em forma de pancadas isoladas. Não há previsão de chuva na região de Franca , nem em boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

Na segunda-feira, ainda por conta da circulação dos ventos com a entrada de umidade, a chuva aumenta no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, e em todo o oeste de Mato Grosso, com risco de temporais e acumulados pontualmente elevados. Não chove em Goiás, no Distrito Federal e nem no leste de MT.

Nordeste

Sem previsão de chuva em boa parte da região, o calor e a baixa umidade do ar atinge todas as áreas do sertão nordestino. Quanto à precipitação, pancadas muito isoladas entre Salvador e Fortaleza, maior variação de nuvens e chuva fraca do Rio Grande do Norte a Alagoas.

Norte

Com a formação do corredor de umidade, a chuva se espalha pelo Acre, Amazonas e Rondônia, com condições para acumulados altos acompanhado de raios e trovões a qualquer momento do dia. A chuva é mais isolada no Amapá e norte do Pará, enquanto que boa parte do Pará e o Tocantins ficam com tempo aberto.

Terça-feira (9)

Sul

Na terça-feira a baixa pressão atmosférica e as instabilidades em baixos níveis reforçam as chuvas por toda a Região Sul. Há previsão de temporais, chuva expressiva e ventanias. A chuva ocorre durante todo o dia na Região, com os maiores acumulados no Centro-Sul do Paraná, na região de Chapecó, no Paraná e em toda metade leste do estado gaúcho. Para o período da noite é previsto chuva de forte intensidade, volumes altos e descargas elétricas. Além disso, na Região Metropolitana de Porto Alegre são esperadas rajadas de até 70 km/h.

Sudeste

Na terça-feira chove em todo o estado de São Paulo e entre o Sul de Minas Gerais e Triangulo Mineiro. A chuva é de forte intensidade e ocorre durante todo o dia, podendo vir acompanhada de descargas elétricas e ventanias. Nas demais áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo o tempo permanece firme e sem previsão de chuva, com as temperaturas são elevadas e os índices de umidade baixos.

Centro-Oeste

Na terça-feira chove em todo o MS, MT e entre o sul e centro-sul de GO. A chuva vem volumosa e mais intensa no MS, principalmente em Campo Grande, acompanhada de descargas elétricas. No DF e norte de GO o tempo firme permanece predominando, apesar de algumas nuvens no céu, não chove.

Nordeste

Tempo firme e seco em grande parte da Região. Há previsão de pancadas de chuvas isoladas na faixa leste entre Salvador e Natal, já no MA a chuva vem acompanhada de trovoadas e ocorre apenas no setor norte. As temperaturas são elevadas e no interior da Região os índices de umidade são baixos.

Norte

O tempo firme permanece predominando apenas em TO e no leste do PA. Faz calor e a umidade relativa é baixa nos períodos mais quentes do dia. Chove em todas as demais áreas da Região, vindo acompanhada de trovoadas que ocorre durante todo o dia.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?