O destaque da quinta-feira (18/7) é que grande parte do Brasil entra em um período de veranico com o reforço de um ar mais quente e seco, e o desvio de novas frentes frias. A umidade relativa do ar segue em queda e as temperaturas máximas sobem durante a tarde.
De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a tendência é que toda segunda quinzena de julho seja influenciada por um ar quente e seco. Com o ar seco, a nebulosidade e a chance de chuva diminuem.
Ao mesmo tempo, serão vários dias sem ar polar, ou seja, as temperaturas vão subir consideravelmente. “Serão dias de grande amplitude térmica, com madrugadas frias e tardes ensolaradas e quentes”, resume a especialista.
Na região Sul, a quinta-feira começa gelada com baixa temperatura e nevoeiro nas capitais Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis pela manhã e sol a tarde. A capital do Rio Grande do Sul, por exemplo, terá mínima de 11ºC e máxima de 18ºC, segundo a Climatempo.
Não há possibilidade de chuva na região, mas há risco de geada extremamente pontual em cidades mais altas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como São José dos Ausentes, Urupema e Urubici, que podem amanhecer com temperaturas em torno de 4ºC.
No Sudeste, o ar seco impede nuvens carregadas. O dia começa frio e com nevoeiro em São Paulo, Vale do Paraíba e litoral norte do Rio de Janeiro. Pela tarde o sol predomina no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, sem possibilidade de chuva. A umidade do ar permanece em atenção principalmente entre São Paulo e Minas Gerais, indica a Climatempo.
No Centro-Oeste, novos focos de queimada no Pantanal podem acontecer devido aos baixos índices de umidade. As temperaturas podem passar dos 34ºC em várias cidades do interior de Mato Grosso, e não há previsão de chuva.
No Nordeste, a chuva acontece no litoral de Recife, Maceió, Aracaju e João Pessoa devido à infiltração marítima. Em Salvador, também chove, mas a precipitação será passageira. Por outro lado, não chove em Teresina e as temperaturas ficam acima dos 30ºC.
No Norte, a tendência é que chova entre Belém, Macapá e Boa Vista. As outras áreas da região se mantêm com tempo seco e calor, assim como boa parte do país. A capital Manaus deve ter temperaturas entre 24ºC e 34ºC nesta quinta-feira.