A previsão do tempo para o início da nova semana indica que vai chover em boa parte do Brasil. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, nesta segunda-feira (5), essa condição climática é esperada, por exemplo, para os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Vai chover, conforme a projeção meteorológica, no Recôncavo Baiano e na capital de Rondônia, Porto Velho, que está na “rota das maiores tempestades” para o início da semana. No Centro-Oeste, mesmo diante do calor, a possibilidade de queda de granizo não está descartada.
No Sul, a equipe da Climatempo chama a atenção para o leste de Santa Catarina e o centro-leste do Paraná. Isso porque vai chover mais sobre a área, que já tem sofrido com transtornos provocados pelo excesso de água — que, inclusive, provocou o desmoronamento de terra na altura de Guaratuba (PR) da BR-376.
Confira, a seguir, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta segunda (5) e terça-feira (6):
Segunda-feira (5)
Sul
O tempo volta a abrir e não chove nas fronteiras sul e oeste do Rio Grande do Sul. Dia de variação de nuvens e chuvas isoladas nas demais áreas gaúchas.
Atenção ao aumento da chuva no leste catarinense e no centro-leste paranaense, com acumulados altos, temporais e novos transtornos em áreas já fragilizadas e, além disso, recentemente atingidas pelas fortes chuvas.
Sudeste
A chuva aumentará nesta segunda-feira em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com acumulados altos, grande potencial de tempestades e trovoadas, o que gera, nesse sentido, risco de alagamentos e inundações nas capitais e demais municípios.
A boa notícia é que, por outro lado, a chuva começa a perder força e fica mais isolada no Espírito Santo.
Centro-Oeste
A combinação de calor com a umidade disponível na alta atmosfera favorece os temporais na região, que são presentes sobretudo ao final do dia.
Não se descarta, no entanto, eventual queda de granizo entre o sul de Mato Grosso e de Goiás. O calor e ar abafado predominam.
Nordeste
O sol aparece no litoral sul da Bahia, mas vai chover de forma volumosa e forte em Salvador e no Recôncavo Baiano. Essas chuvas serão concentradas na madrugada e manhã.
A chuva se espalha também pelos demais estados nordestinos, mas com volumes mais brandos que o observado nos dias anteriores. Não está descartado, no entanto, casos isolados de temporais.
Tempo aberto desde o norte da Bahia até o Rio Grande do Norte.
Norte
A chuva diminui na região, tornando-se mais irregular e passageira, com menores volumes. Porto Velho (RO) ainda está, todavia, na rota das maiores tempestades.
Terça-feira (6)
Sul
O tempo firme predomina em grande parte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. Nas demais regiões, o tempo é nublado e podem ocorrer pancadas de chuva pontualmente fortes, com condições para trovoadas.
Entre Bom Jesus (RS) e Porto Alegre, chuva isolada e sem volumes expressivos. As temperaturas são elevadas na Fronteira Oeste gaúcha e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina.
Sudeste
A presença de um cavado em altitude, combinado com um corredor de umidade organizado.
por uma baixa pressão na costa do Rio de Janeiro e de São Paulo favorecem a formação de nuvens carregadas por toda a região.
São esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com condições para temporais, ventanias e acumulados elevados de chuva.
O norte e a região central de São Paulo, assim como a região metropolitana da capital do estado, Triângulo Mineiro, sul e sudoeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ficar em alerta, devido a altos volumes de chuva. Os índices podem alcançar mais de 45 mm, com riso de enxurradas e pontos de alagamento em diversos municípios.
Centro-Oeste
As pancadas se tornam mais isoladas, mas são pontualmente fortes com condições para trovoadas e temporais em toda a região. As temperaturas são mais elevadas no oeste de Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso, com sensação de abafamento.
Nordeste
As pancadas se tornam mais isoladas na região, mas ainda são pontualmente fortes na Bahia, com destaque para o litoral.
Tempo firme e céu aberto na faixa litorânea entre Rio Grande do Norte e Pernambuco, e sol intercalando momentos de abertura no Maranhão e no Piauí. As temperaturas são elevadas no interior nordestino.
Norte
A chuva perde força, mas ainda ocorre com moderada intensidade no Acre, Rondônia e Amazonas. Em Roraima, há possibilidade de acumulados elevados. Nas demais áreas, aberturas de sol e temperaturas elevadas.