O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou de “perigo potencial” para “perigo” a situação de alerta de tempestades que cobre oito Estados no centro-sul do país para esta sexta-feira (18/10). A área em atenção cobre partes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. O aviso de “perigo potencial” segue em vigência para áreas do Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Rondônia, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Gande do Sul e Tocantins.
As instabilidades ganham força já na madrugada desta sexta, com tempo potencialmente severo no extremo-oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia, as instabilidades mais intensas avançam para o restante do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul do Mato Grosso e de Goiás, Triângulo Mineiro e, interior de São Paulo.
“As chuvas podem, inclusive, ser na forma de uma linha de instabilidade, onde células de tempestades se agrupam e se deslocam como um sistema único em alinhamento e velocidade”, afirmou o instituto, em nota. A tempestade vai acontecer após um dia de calor em todas as regiões, ocasionando uma massa de baixa pressão que incentiva o temporal.
Também estão previstas rajadas de vento acima de 60 km/h, muitas trovoadas, com potencial para queda de granizo, principalmente para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país, à medida que uma área de baixa pressão, relacionada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera, se amplifica.
Segundo o Inmet, este sistema ajuda a canalizar umidade, promover chuvas significativas e, eventualmente rajadas de ventos na maioria do país, abrangendo uma faixa que vai do norte da região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também oeste da região Nordeste.
No Estado de São Paulo, a Defesa Civil indicou que os maiores impactos devem ocorrer no interior e já pediu atenção às concessionárias de energia. A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evite áreas abertas, encostas, tome cuidado com quedas de árvores e busque abrigo e local seguro”, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira.
As chuvas vão acontecer com menos intensidade interior do Nordeste e sul do Norte, o restante das regiões deve ter tempo firme durante o dia. Manaus, por exemplo, pode ter pancadas de chuvas isoladas e temperatura máxima de 33 °C.