O cenário de tempo frio e seco deve se encerrar no início desta semana em boa parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para a possibilidade de ocorrência de tempestades até a quarta-feira (4/6), para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e extremo sul de Goiás.
O tempo frio deu origem a um cavado – corrente de vento no céu que ajuda a formar as nuvens de tempestade – próximo à Região Sul e Centro-Oeste do país, promovendo o aumento de umidade na região. Assim, ocorre a formação de instabilidades com potencial para chuvas fortes e pontuais nos noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e também do Paraná.
Durante a madrugada e o início da manhã de terça-feira (3/6), as chances de chuva aumentam nas regiões do Sudeste. Em especial no Triângulo Mineiro e na porção central do estado de São Paulo. Algumas grandes cidades do interior podem registrar chuvas fortes ainda nas primeiras horas do dia.
No Sul, a precipitação ficará mais concentrada no sul do Paraná e oeste de Santa Catarina. As temperaturas também voltam a subir na região, quando comparadas à frente fria da semana anterior, Porto Alegre, por exemplo, vai ter mínima de 12°C e máxima de 20°C, segundo o Inmet.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/n/d/4EAzRoT6yxRkt1EONSmw/captura-de-tela-2025-06-02-as-17.29.41.png)
Região em amarelo deve receber até 50 mm de chuvas — Foto: Inmet