Nesta sexta-feira (21/8), a atuação de um cavado meteorológico e o avanço de uma nova frente fria vão causar chuvas fortes no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta laranja para acumulados que podem passar de 70 mm, risco para fortes rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo. As áreas de maior risco ficam no sudeste e extremo sul gaúcho.
Entre Santa Catarina e o Paraná, o calor ganha força no interior, com o veranico ainda ativo na região central do país. Algumas cidades do norte paranaense podem registrar temperaturas na faixa dos 35°C.
No Sudeste, o segue tempo firme todos os Estados da região. No interior de São Paulo e em Minas Gerais as temperaturas também ficam em torno de 35 °C. Além do calor, a umidade do ar segue em níveis críticos.
Na região Centro-Oeste, o calor intenso ganha força no decorrer do dia. Em Cuiabá, a temperatura máxima pode alcançar 40°C à tarde, e toda a região também fica em alerta para a umidade baixa.
No Nordeste, a entrada de umidade vinda do oceano mantém pancadas de chuva entre o litoral de Sergipe e de Pernambuco. Já o interior nordestino segue com predomínio de tempo aberto, calor e baixa umidade do ar.
Na região Norte, as instabilidades seguem concentradas entre o norte do Amazonas e Roraima, ainda associadas à presença de umidade na atmosfera local. Por outro lado, o sul do Amazonas, do Pará e Rondônia seguem com predomínio de tempo firme e alerta de baixa umidade do ar.