Semana terá chuvas e altas temperaturas; saiba a previsão para cada região

No Sudeste, a semana começa ensolarada, mas muda a partir de segunda-feira (4) à tarde devido a um sistema de baixa pressão

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 04/12/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Confira a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil nesta semana:

Sul

Leia também:

Segunda-feira (4) com temporais e previsão de chuva prolongada no decorrer de toda semana. O acumulado até sexta (8) pode chegar a 100 mm na região entre o norte do Rio Grande do Sul até todo estado do Paraná. Em virtude do solo estar muito estar com muita umidade nestas áreas, existe ainda o risco potencial para alagamentos e deslizamentos de terra em toda essa faixa. Novamente os trabalhos em campo ficam prejudicados, atrasando ainda mais a semeadura das lavouras de verão e retardando o tratamento fitossanitário.

Sudeste

A semana começa ensolarada, mas muda a partir desta segunda-feira à tarde devido a um sistema de baixa pressão. O volume de chuva acumulado durante a semana pode chegar a 100 mm no estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Estes temporais podem vir acompanhados de rajadas de vento acima de 40 km/h e causar acamamento nas lavouras. Tendência de tempo mais seco e quente no norte do ES e centro norte de MG com temperaturas máximas em torno de 37 ºC que agravam a situação de restrição hídrica na região.

Centro-Oeste

Semana chuvosa nos três estados. Um sistema de baixa pressão atua na região provocando temporais ajudando a aliviar o calor e contribuindo não só com a umidade do solo, como também amenizando o risco para focos de incêndio. O acumulado no decorrer da semana varia entre 40 e 100 mm em todas as áreas o que irá favorecer as lavouras de 1ª safra e a recuperação das pastagens. Não se descarta a possibilidade de temporais isolados com rajadas de vento acima de 80 km/h com possibilidade de queda de granizo pontual nos três estados.

Nordeste

Semana quente e seca em praticamente todos os estados. Temperaturas máximas ainda giram em torno de 37 e 38 ºC no interior da região agravando a situação de estiagem e potencializando o risco para focos de incêndio. Tendência de trovoadas mal distribuídas e com baixo volume de precipitação no decorrer dos próximos dias, na qual o volume acumulado até sexta-feira deve variar entre 20 e 50 mm, o que ameniza a situação atual. Isso contribui na reposição de água no solo, mas precisa chover mais para garantir uma boa umidade para os cultivos de 1ª safra que serão semeados.

Norte

Semana chuvosa em grande parte das regiões, o volume pode chegar a 80 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, e variando entre 20 e 30 mm no Pará, Tocantins e Roraima. Essa chuva alivia as temperaturas elevadas e contribui principalmente para a reposição de água no solo, elevação dos níveis dos rios e diminuindo o risco para focos de incêndio. Pastagens devem ser beneficiadas com o período mais úmido com o quadro de estiagem e seca se revertendo aos poucos.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?