Após uma onda de frio, as temperaturas devem subir na semana do dia 18 de agosto no país, e o tempo deve ficar mais seco em boa parte do território nacional. A exceção deverá ser a chegada de um ciclone extratropical que atingirá a maior parte região Sul e o sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso na terça-feira (19/8).
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os termômetros poderão bater os 38ºC em Cuiabá no meio da semana, enquanto em São Paulo a máxima deverá chegar a 28ºC. De acordo com a Climatempo, o veranico deverá se estender do dia 20 ao dia 25, na segunda-feira da semana seguinte.
O veranico deverá ocorrer com o estabelecimento de um bloqueio atmosférico no Brasil central. Além das temperaturas elevadas, o tempo deverá ficar firme nessas regiões, aumentando ainda mais a sensação de calor.
Já na segunda-feira Cuiabá deverá registrar máxima 38ºC, e Porto Velho, de 35ºC. No Sul Porto Alegre deverá ter temperaturas entre 12ºC e 23ºC, e Curitiba, de 12ºC a 20ºC. No Sudeste, Vitória deverá ter máxima de 26ºC, e Belo Horizonte, de 28ºC.
Na terça-feira, um ciclone extratropical já começa a provocar chuvas e tempestades na Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul, além de deixar o céu encoberto em Cuiabá. No Rio Grande do Sul, há risco até de temporais de granizo.
Segundo o Climatempo, também há alerta para rajadas de vento variando de 80 km/h até 100 km/h em algumas localidades. Há previsão de rajadas fortes para o norte do Paraná, par ao interior de São Paulo, norte de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso.
O fenômeno também vai baixar um pouco as temperaturas nessas regiões do Centro-Oeste, diminuindo a máxima em Campo Grande para 33ºC.
As chuvas devem perder força no Sul e no sul de Mato Grosso do Sul na quinta-feira (21/8). Nas demais regiões, o tempo deve continuar seco durante toda a semana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/W/o/2mTE0BRV25ouegOw7A8A/metsul-ventos.jpg)
Previsão de rajadas de ventos no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/MetSul