Semana começa com chuva e ventos fortes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

No Rio Grande do Sul, onde diversas cidades foram afetadas pelo clima nos últimos dias, a precipitação pode continuar em algumas regiões.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 23/06/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O avanço de uma grande frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve provocar chuvas e vento nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país nesta segunda-feira (23/6), conforme previsão meteorológica da Climatempo.

“O ciclone em si, não avança sobre nenhum Estado, mas estimula rajadas de vento muito fortes devido à proximidade e atuação”, afirmou a empresa em boletim.

Nos três Estados da região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo as rajadas podem variar entre 71 a 90 km/h. No litoral do Sul, algumas rajadas podem chegar a 100 km/h no decorrer do dia.

De acordo com a Climatempo, a chuva, que causou problemas em diversas cidades do Rio Grande do Sul nos últimos dias,pode perder força em todo o centro-sul e oeste gaúcho, dando espaço ao frio.

Para a MetSul Meteorologia, porém, ainda preocupa a possibilidade de chuva no norte e no nordeste do Rio Grande do Sul porque é a região onde nasce o rio Uruguai, que está com cheia na fronteira oeste gaúcha.

“A chuva vai causar ainda nova elevação do (rio) Caí e (rio) Taquari, mas sem repique de cheia significativo. Chove ainda na nascente do Jacuí, na região de Passo Fundo, mas não deve causar elevação maior nas áreas onde já começou a baixar”, informou a MetSul.

Com o deslocamento da frente fria, a previsão da Climatempo indica que o risco para temporal, principalmente de manhã, é alto sobre o norte e serra do Rio Grande do Sul e entre Santa Catarina e o Paraná. A chuva aumenta em Mato Grosso do Sul e São Paulo ao longo do dia, com risco para temporais.

“Não da para desconsiderar neve e outro tipo de precipitação invernal (chuva congelada) sobre a Serra Geral do RS, áreas da Campanha gaúcha e na região serrana de SC, principalmente cidades como São Joaquim (SC), Urupema (SC) e Urubici (SC)”, ressaltou a Climatempo.

Outras regiões

Ainda de acordo com a Climatempo, o ar fica mais seco e a chuva ainda não avança sobre o norte de Goiás, região de Brasília (DF) e entre norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Tocantins e do Piauí. “Essas regiões continuam ensolaradas e com tempo firme”, pontuou a empresa de meteorologia.

A chuva pode vir a qualquer momento, intercalando períodos de sol no litoral do Nordeste, mas com risco para temporais no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

“Dia abafado com sol e pancadas fortes em Manaus, Macapá e Belém, no Pará”, acrescentou a Climatempo.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?