A exportação de café verde do Brasil no acumulado do mês recuou 31,4% pela média diária em relação a agosto do ano passado, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) publicados nesta segunda-feira (25).
A queda, apesar de o Brasil contar com a oferta da nova safra, cuja colheita está sendo finalizada, ocorre em meio ao tarifaço de 50% dos Estados Unidos contra o país, maior produtor e exportador de café.
Ainda que o café do Brasil possa entrar nos EUA sem pagar a tarifa maior, se embarcado até 6 de agosto e descarregado até 6 de outubro, a taxa de 50% levou importadores a postergar os embarques, segundo informação do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café).
Conforme dados publicados nesta segunda-feira (25) pela Secex, a média diária de embarques está em cerca de 6,5 mil toneladas ao dia até a quarta semana de agosto, versus 9,4 mil toneladas no mês de agosto completo em 2024.
De outro lado, a exportação de carne bovina in natura aponta um aumento de 34,7% na mesma comparação, para 13,3 mil toneladas ao dia.
Os dados da Secex também indicam crescimento nos embarques de carne de aves de quase 10%, para 17,7 mil toneladas/dia –o setor de frango está se recuperando após sofrer com impactos de embargos de importadores devido a um caso de gripe aviária já solucionado, no primeiro semestre.
Já as exportações de soja apresentam alta de 24% em agosto pela média diária, a 453,6 mil toneladas. No caso do milho, os embarques diários somaram 310 mil toneladas, alta de 12,5%.