O início da semana deverá ser marcado por chuva forte na região Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, e não estão descartados até fenômenos extremos, como vendavais, que podem causar transtornos à população, adverte a MetSul Meteorologia.
De acordo com a empresa, a partir da tarde deste domingo (1°/12), uma área de baixa pressão vai provocar a formação de nuvens carregadas com chuvas e temporais isolados para áreas do Rio Grande do Sul.
“O que mais preocupa, entretanto, é que um centro de baixa pressão, que depois vai dar origem a um ciclone no Oceano Atlântico, e que será uma bomba meteorológica longe do continente, organizará uma linha de instabilidade pré-frontal que vai avançar pelo Rio Grande do Sul rapidamente na noite deste domingo de sul para norte com chuva generalizada e muitos temporais, especialmente de vento”, destaca a MetSul, em boletim.
A empresa cita ainda o risco de raios, além de queda de granizo, alagamentos e queda de árvores causadas pelas tempestades.
O clima mais úmido para este início de semana também é destaque no Sudeste do país, onde as chuvas devem ganhar força em quase todas as áreas da região, com exceção do centro-norte de Minas Gerais. Os maiores acumulados estão previstos para o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes abaixo de 50 mm, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão também espera o aumento das precipitações para demais áreas do Brasil, com destaque para o Centro-Oeste, onde Mato Grosso e oeste de Goiás, estão com acumulados previstos que podem atingir 100 mm em algumas localidades.