Pelo menos três estados têm avisos para forte chuva e rajadas de vento até esta segunda-feira (28/4), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Oeste de São Paulo, sudeste de Mato Grosso do Sul e centro-oeste do Paraná estão sob alerta laranja, com possibilidades de vento de até 100 quilômetros por hora e volumes de até 100 milímetros em um período de 24 horas.
A maior parte do país, no entanto, está sob alerta amarelo, de perigo potencial, informa o Instituto ligado ao Ministério da Agricultura. Nessas áreas, a previsão é de ventos de até 60 quilômetros por hora e volumes de chuva de 30 a 50 milímetros em 24 horas. O aviso abrange Mato Grosso, Pará, Tocantins, Distrito Federal, Acre, Rondônia, Roraima e partes de Mato Grosso do Sul, Paraná e Bahia.
No Sul do Brasil, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul baixando as temperaturas nos próximos dias, especialmente à noite. A MetSul Meteorologia informa que o tempo segue instável na metade norte do Estado até a segunda-feira (28/4). Mas a previsão é de as condições meteorológicas melhorarem ainda na segunda, com a chegada de uma massa de ar frio e seco.
“O ingresso do ar mais seco e frio de alta pressão vai proporcionar uma sequência de noites frias no Rio Grande do Sul na virada de abril para maio”, informa a MetSul, em boletim.
Segundo os meteorologistas, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 10ºC, podendo variar entre 6ºC e 8ºC nos locais mais frios na maior parte do Estado e da região Sul. Em algumas áreas, os termômetros devem marcar de zero a 3ºC, com possibilidade de geadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/b/I/6yVE3uQoSHuwa7KARknA/mapa-frio-rs-metsul.webp)
Mapa mostra queda das temperaturas no Sul do Brasil — Foto: MetSul Meteorologia