A posição firme dos vendedores e o interesse comprador por produtos de melhor qualidade deram certa sustentação aos preços do algodão em pluma no Brasil, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No entanto, no acumulado de novembro, as cotações continuam em queda.
Nesta terça-feira (18/11), o indicador Cepea/Esalq para o algodão em pluma registrou o preço médio de R$ 3,4467 a libra-peso. A cotação apresentou estabilidade na variação diária, mas acumula recuo de 1,12% desde o início do mês.
Segundo o Cepea, produtores estão atentos ao bom avanço das exportações e focados no cumprimento de contratos no mercado doméstico. Já compradores buscam ajustar os estoques para as últimas semanas de atividades de 2025 e para o início de 2026.
No mercado externo, na primeira quinzena de novembro, os embarques brasileiros de pluma somaram 244 mil toneladas, 18,5% inferior ao volume verificado em todo o mês de novembro de 2024 (299,5 mil toneladas), de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Caso esse ritmo se mantenha até o encerramento do mês, o Brasil pode escoar mais de 460 mil toneladas em novembro.
