Preço do trigo segue em alta no mercado brasileiro

Suporte vem da disponibilidade limitada no período de entressafra.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 18/03/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Os preços do trigo seguem em alta no Brasil. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP explicam que o suporte vem da disponibilidade limitada do cereal no mercado doméstico neste período de entressafra.

No Rio Grande do Sul, o indicador Cepea/Esalq para o trigo registrou, nesta segunda-feira (17/3), a cotação de R$ 1.404,48 a tonelada, uma alta de 5,04% desde o início de março.

Vendedores que ainda detêm o produto estão afastados das negociações, enquanto compradores estão mais ativos, em busca de novos lotes. Assim, conforme o Cepea, muitos demandantes têm se voltado às importações, que, segundo estes agentes, apresentam valores atrativos.

Quanto à safra de 2025, previsões iniciais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam aumento de 15,6% na produção de trigo frente à temporada de 2024, somando 9,117 milhões de toneladas. A produtividade deve ter recuperação de 18%, indo para 3,04 toneladas por hectare, enquanto a área de cultivo deve cair 2,1%, para quase 3 milhões de hectares. Ainda segundo a Conab, essa redução na área se dá pelas incertezas quanto ao clima e ao mercado.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?