Os preços do café permanecem em uma faixa lateral na bolsa de Nova York, sem espaço para subir muito devido a um quadro de clima favorável para o Brasil, maior produtor e exportador do tipo arábica no mundo. Em meio a esse cenário de poucas oscilações, os lotes do grão que vencem em março fecharam em leve alta, de 0,06% nesta quinta-feira (22/1), a US$ 3,4770 a libra-peso.
Em boletim, Eduardo Carvalhaes, analista especializado no mercado do café, lembrou que as previsões ainda apontam para chuvas fortes e persistentes ao longo desta semana sobre áreas produtoras de café entre o Sudeste e o Nordeste do país. Até a sexta-feira (23) os maiores volumes devem cobrir Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul do Espírito Santo, onde os volumes ainda podem superar 150mm. Devido ao tempo chuvoso, as temperaturas devem ficar bem mais amenas nessas áreas.
O clima favorável para os cafezais deve prevalecer pelos próximos dias, mantendo a pressão de baixa sobre as cotações na bolsa.
“No decorrer da próxima semana, o avanço de um novo sistema frontal deve espalhar chuvas mais generalizadas sobre as áreas produtoras do centro sul do país”, disse Carvalhaes, no boletim.
