Preço do café arábica vem caindo no mercado interno após recorde

Baixos estoques nacional e global da variedade vêm sustentando o movimento de alta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 19/02/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

As cotações do café arábica vêm caindo no Brasil após atingirem valor recorde, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. No dia 12 de fevereiro, o indicador Cepea/Esalq registrou o preço médio de R$ 2.769,45 a saca de 60 quilos, maior cotação desde o início da série histórica, em novembro de 1996 (valores deflacionados pelo IGP-DI de janeiro de 2025).

Desde então, as cotações vêm baixando. Nesta terça-feira (18/2), o indicador registrou o preço de R$ 2.663,83. Mesmo assim, o valor ainda registra uma alta acumulada de 6,21% em fevereiro.

Segundo pesquisadores do Cepea, os baixos estoques nacional e global da variedade vêm sustentando o movimento de alta. Além disso, a produção brasileira da safra 2025/26 deve ser novamente modesta. A demanda, por sua vez, segue aquecida, mesmo diante dos preços elevados.

No campo, as lavouras de arábica estão chegando na parte final do desenvolvimento da temporada. No entanto, o forte calor e alguns dias mais secos, sobretudo nesta semana, deixam produtores em alerta.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?