Relação de troca de bovinos por milho está na melhor marca dos últimos anos
O mercado pecuário teve mais um dia de estabilidade na maior parte do país nesta terça-feira (26/8). Das 32 praças monitoradas pela Scot Consultoria, o preço do boi gordo não teve alteração em 26 locais. Em apenas seis regiões foram registradas altas nas cotações: norte de Minas Gerais, oeste do Rio Grande do Sul, Pelotas (RS), Marabá (PA), Paragominas (PA) e sul do Tocantins.
Em Barretos (SP) e Araçatuba (SP), praças de referência para o mercado pecuário, os preços permaneceram estáveis para todas as categorias. No caso do boi gordo, a cotação seguiu em R$ 310 a arroba para o pagamento a prazo.
Segundo a Scot, o mercado começou especulado nesta terça-feira. Porém, parte dos frigoríficos não abriu as compras. O cenário era de oferta razoável, com escoamento de carne lento e escalas de abates avançando.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) também registrou lentidão nas vendas, com resistência dos pecuaristas e indefinições no mercado balcão pelos compradores. “Patamares de preço não tiveram alteração, mas negócios efetivados foram escassos, com baixa oferta de animais e frigoríficos também com menor apetite no spot, esperando melhor entender melhor o mercado antes de negociar”, afirma o Cepea.
Além disso, o Cepea também destaca que a relação de troca de boi por milho está, de longe, a melhor marca dos últimos anos. Neste mês, no Estado de São Paulo, um quilo de boi equivale a 19,57 quilos de milho, cerca de quatro quilos a mais que em agosto de 2024.
Segundo o Centro de Estudos, ao se tomarem por base cotações do mercado futuro, a relação deve continuar bem favorável aos pecuaristas também nos próximos meses, ainda que um pouco abaixo da obtida na média do mês corrente. “Neste ano, o período intenso de confinamento coincide com relação de troca por milho bastante favorável”, afirma o Cepea.
Além desse efeito direto, o milho influencia a formação de preço de outros produtos usados na alimentação animal que, portanto, também tendem a ser pressionados.