A cotação do boi gordo registrou mais um dia de estabilidade em Araçatuba e Barretos, duas principais praças pecuárias paulistas. Nesta quinta-feira (19/9) a arroba foi negociada em média a R$ 255 no mercado a prazo, mesmo valor do dia anterior.
Desde agosto, contudo, o mercado acumula alta de 8,5%, acompanhando a redução da oferta de animais na entressafra e a demanda firme pela carne bovina tanto no mercado interno quanto no mercado externo.
De acordo com o Cepea, atacadistas da Grande São Paulo tê mencionado uma oferta dos frigoríficos enquanto o consumo segue aquecido. “De fato, alguns indicadores macroeconômicos (desemprego e massa de rendimentos) dão sustentação a esse comportamento”, observa o Centro de Estudos em nota.
No Paraná, o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Estado (Deral) destaca em seu boletim semanal que o tempo seco vem contribuindo para diminuir a oferta de animais terminados, impulsionando os preços.
“As regiões de maior expressão na produção de gado de corte se encontram na mesma situação, com pastagens já combalidas pelo período de inverno que ainda não puderam se recuperar devido à baixa incidência de chuvas nas últimas semanas”, detalha o órgão paranaense.