Os preços do boi gordo registraram alta nas praças pecuárias de São Paulo nesta terça-feira (8/4). Em Barretos e Araçatuba, a arroba a prazo foi negociada a R$ 322, alta de R$ 2 na comparação com o dia anterior, segundo levantamento realizado pela Scot Consultoria.
Apesar de poucas negociações, o mercado começa a refletir a menor disponibilidade de animais prontos para abate, com produtores segurando a oferta à espera de melhores preços. Do lado da demanda, as exportações aquecidas contribuem para a valorização da arroba.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na última sexta-feira, foram embarcadas 215 mil toneladas de carne bovina in natura em março, volume 29,6% maior do que o registrado em igual período de 2024 e um recorde para o mês. O principal destino foi a China, com 95,9 mil toneladas.
Já os Estados Unidos, segundo principal destino, adquiriram 36,9 mil toneladas. Segundo Felipe Fabbri, analista de mercado da Scot Consultoria, as tarifas impostas pelos EUA são um ponto de atenção para os próximos dias, considerando a importância do mercado americano para as exportações brasileiras. “Por ora, não acreditamos que isso deva impactar o setor exportador, que deve ter recorde em 2025”, destaca.