O preço do boi gordo ficou estável nas principais praças pecuárias de São Paulo nesta segunda-feira (7/4), cotado a R$ 320 a arroba a prazo negociada em Barretos e Araçatuba, segundo levantamento da Scot Consultoria.
O mercado segue apresentando poucos negócios diante da perspectiva de alta dos preços. Com isso, muitos criadores de gado têm segurado a oferta enquanto, de outro lado, a indústria tem controlado suas compras.
No atacado, a menor oferta favoreceu reajustes de preços na última semana, motivados também pelo recebimento dos salários, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As exportações, por sua vez, seguem aquecidas, com recorde para o mês de março: 215,4 mil toneladas.
De acordo com Pedro Gonçalves, analista de mercado da Scot Consultoria, o atual cenário e demanda interna e externa também tem contribuído para a maior firmeza das cotações do boi gordo em abril, com o mercado futuro acima dos R$ 325 a arroba pelos próximos dois meses.
“É um cenário bastante positivo e que deve trazer um corpo bem mais firme para a cotação da arroba neste início de abril”, avalia Gonçalves.