Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Parceria da Embrapa permitirá melhoramento genético do rebanho bovino

Governo de Mato Grosso do Sul, Embrapa, Sebrae e associações firmam parceria para melhorar a pecuária pantaneira

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 02/10/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

O governo de Mato Grosso do Sul, a Embrapa, o Sebrae-MS e as associações ASPNP (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce) e ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica e Sustentável) firmaram uma parceria para melhorar a rebanho bovino pantaneiro.

O objetivo do termo é integrar esforços entre todas as partes para a execução de atividades conjuntas de inovação na área de melhoramento genético para a bovinocultura de corte no estado, com a finalidade de difusão de material genético superior e fomento ao uso de biotécnicas reprodutivas.

“A meta desta parceria com entidades conceituadas de pesquisa, capacitação e extensão rural é tornar a pecuária do Estado, principalmente a pantaneira, cada vez mais precoce e tecnológica, focada em ações de sustentabilidade preconizadas pelo governador Eduardo Riedel”, diz o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

Como vai funcionar cooperação

A Semadesc será a interveniente e vai ajudar na seleção dos produtores, conforme requisitos exigidos para a execução e maior eficácia da tecnologia de inseminação artificial em tempo fixo.

A Embrapa se compromete em doar até 10 mil doses de sêmen, viáveis para pronta utilização, de touros elite ou superiores no programa Embrapa Geneplus, pertencentes ao rebanho da Embrapa Gado de Corte.

O Sebrae vai viabilizar os serviços de inseminação artificial em tempo fixo – IATF, através de empresa contratada, com os insumos (botijão, hormônios, luvas e pipetas) nas propriedades selecionadas pelas associações (ABPO e ASPNP), atendendo as fazendas conforme o roteiro de agendamento definido, com menor custo logístico.

Para a ASPNP e a ABPO caberá realizar levantamento de informações e mobilização de produtores associados para conhecimento e participação no projeto; Informar aos associados e interessados sobre a parceria firmada, as condições e benefícios técnicos, bem como uma lista de interessados.

Benefícios

A parceria vai beneficiar produtores de carne bovina do Pantanal e demais regiões do estado com:

  • Difusão de material genético superior;
  • Fomento ao uso de biotécnicas reprodutivas;
  • Redução da idade de abate;
  • Aumento da produtividade e rentabilidade;
  • Melhoramento da qualidade da carne;
  • Incentivo à produção sustentável.

Como participar

Os produtores interessados em participar do projeto devem entrar em contato com as associações ASPNP ou ABPO.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?