Pancadas de chuva e acumulados de até 120mm; confira a previsão

As chuvas vão tomar conta do país até a próxima segunda-feira (20)

Tempo de leitura: < 1 minutos

| Publicado em 16/03/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

A previsão do tempo para esta quarta-feira (15) indica que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai continuar ativa sobre o Nordeste e o Norte. Assim, a expectativa é de chuva para as duas regiões. Os acumulados podem chegar à casa dos 80 milímetros (mm), sobretudo no norte do Maranhão e do Piauí.

Ainda conforme a previsão do tempo para esta quarta, a Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) segue responsável por levar umidade para o litoral de Santa Catarina e do Paraná. O mesmo, a saber, é aguardado para a faixa litorânea do Sudeste. Consequentemente, aguarda-se por pancadas de chuva no decorrer do dia nessas áreas.

Leia também:

Para os próximos cinco dias — ou seja, até a segunda-feira (20) — a chuva deve se concentrar sobre a faixa que engloba oito estados nortistas e nordestinos:

Pará;
Tocantins;
Maranhão;
Piauí;
Ceará;
Rio Grande do Norte;
Paraíba; e
Pernambuco.

Os acumulados esperados ficam, nesse sentido, entre 90 e 120mm nessas áreas do país.

RS: chuva, mas segue déficit hídrico

A chuva deve aparecer sobre o interior do Nordeste e centro-sul gaúcho. Contudo, os acumulados não serão suficientes para resolver o problema do déficit hídrico. Isso porque tanto no interior nordestino quanto no Centro-sul do Rio Grande do Sul espera-se, pontualmente, por acumulados em torno dos 30 milímetros durante os próximos cinco dias.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?