O cultivo de algodão em Goiás atingiu 65,35% da extensão planejada para a safra 2023/2024. Está previsto que 34.561,74 hectares sejam cultivados nas quatro regiões que são responsáveis pela produção da fibra no estado. Esses dados foram registrados em 12 de janeiro e indicam um aumento na velocidade de semeadura na maioria dessas regiões. A coleta dessas informações é conduzida pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão (Fialgo), que monitora todo o ciclo de colheita nas fazendas produtoras de algodão no estado.
Na Região 1, composta pelos municípios de Goiatuba, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Itumbiara, Santa Helena e Turvelândia, a semeadura alcançou 43%, representando 5,62% da área total destinada ao plantio em Goiás.
Na Região 2, que engloba os municípios de Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Montividiu, Mineiros, Rio Verde e Perolândia, 75% da área planejada já foi plantada, correspondendo a 34,73% da extensão total em Goiás.
A Região 3, que abrange os municípios de Cabeceiras, Cristalina e Luziânia, concluiu a semeadura, atingindo 100% de plantio de algodão. Esse registro corresponde a 24,99% do total estadual.
Por outro lado, a Região 4, constituída apenas pelos municípios de Britânia e Jussara, ainda não iniciaram o período de plantio em sua área. A expectativa é cultivar 5.581,97 hectares nesta safra.
Veja mapa das regiões: