Nova safra de algodão deve crescer 27% no Brasil

A maior parte desse aumento deve ocorrer na recuperação da produtividade, ou seja, na quantidade colhida por hectare, porque a área deve crescer apenas 9,3%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 04/10/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A nova safra de algodão do Brasil deve começar a ser plantada em novembro e a expectativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) é de que a colheita aumente 27% em relação ao ano passado.

A maior parte desse aumento deve ocorrer na recuperação da produtividade, ou seja, na quantidade colhida por hectare, porque a área deve crescer apenas 9,3% e, assim, alcançar cerca de 1,8 milhão de hectares no país. Se a produtividade realmente ficar dentro do que se espera, o país deve colher mais de 3,1 milhões de toneladas de algodão. No último ano, o Brasil colheu 2,5 milhões de toneladas do produto. A expectativa inicial era de que o volume também ficasse acima de 3 milhões, mas o clima não foi muito generoso com as lavouras de algodão e o país teve quebra razoável na produção; não só no algodão, mas em diversos outros grãos.

A queda na produção de algodão afetou a atividade da indústria têxtil do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a produção industrial nos últimos 12 meses se retraiu em 14%.

Além da menor disponibilidade de matéria-prima, a indústria nacional enfrentou um forte aumento nos custos para aquisição do produto. Isso porque o preço subiu muito além da inflação, o que também afeta esse segmento, principalmente, prejudicando o consumo.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?