Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Meteô alerta: semana começa com chuvas de até 150 mm

Segunda-feira (4) deve alternar entre temperaturas elevadas, ventanias intensas e grandes acumulados

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 04/09/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil nesta segunda-feira (4):

Sul

Semana chuvosa em todo sul do país, na qual o volume de precipitação pode ultrapassar os 150 mm no Rio Grande do Sul nos próximos dias nas manchas em amarelo no mapa abaixo. Ainda não se descarta o risco para queda de granizo e fortes rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h em áreas produtoras de trigo e milho 2ª safra principalmente. A temperatura máxima deve ficar em torno de 22 ºC e 25 ºC com mínimas entre 10 ºC e 15 ºC nas áreas de baixada, sem risco para formação de geada. O produtor deve ficar atento a esse período mais úmido que potencializa o surgimento de doenças fúngicas nas lavouras.

Sudeste

A semana começa com mais nebulosidade e chuva não tão volumosa, porém podem vir na forma de temporais acompanhadas de fortes rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais durante esta segunda, terça e quarta-feira, podendo prejudicar principalmente a produção de hortifruti no cinturão verde de São Paulo. A tendência é de melhoria a partir da quinta-feira em todas as áreas. Tempo mais quente no oeste de São Paulo e Minas Gerais com temperaturas máximas podendo chegar a 36 ºC no decorrer da semana. Na faixa leste temperaturas mais amenas devido a período mais úmido com nebulosidade, com máximas em torno de 27 ºC e 28 ºC.

Centro-Oeste

Semana com chuvas mais significativas somente na porção centro sul de Mato Grosso do Sul e extremo sudoeste de Mato Grosso. O volume esperado varia entre 40-60 mm o que ajuda a repor umidade do solo. Nos próximos dias devem ser quentes com temperaturas máximas podendo passar de 35 ºC, chegando a 40 ºC em Mato Grosso e norte de Goiás potencializando novamente o risco para focos de incêndio em toda região. Essa tendência de tempo mais quente associada à ausência de chuvas em Mato Grosso e Goiás , já preocupa o produtor que deve começar a semear a soja agora na segunda quinzena deste mês.

Nordeste

Precipitação prevista somente para a faixa litorânea. A chuva pode chegar aos 40 mm e causa alagamentos de forma pontual. No Maranhão, Piauí, Ceará e interior do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco segue a situação de restrição hídrica, com temperaturas máximas em torno de 34 ºC e 37 ºC que associada a ausência de chuvas na região amplifica o risco para focos de incêndio.

Norte

Baixo volume de chuva previsto para essa semana, no qual os volumes devem se concentrar na faixa oeste do Amapá e Acre com um volume variando entre 20-40 mm. No geral, as temperaturas máximas em todas as regiões devem se manter acima dos 32 ºC em todas as regiões, podendo chegar a 40 ºC no Tocantins, o que potencializa o risco para focos de incêndio. Os trabalhos em campo devem seguir normalmente, favorecendo o manejo do solo e o tratamento fitossanitário na região.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?