Maçã brasileira tem safra marcada por frutas ainda mais saborosas

Alta amplitude térmica e colheita antes do período de chuvas deixaram a fruta ainda mais doce e nutritiva

Tempo de leitura: < 1 minutos

| Publicado em 12/07/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

As maçãs que chegarão às mãos do consumidor brasileiro nos próximos meses serão marcadas pelo sabor. Finalizada a colheita de 2022/2023, tanto produtores quanto lideranças do setor têm destacado a qualidade dos produtos. Os frutos dessa safra estão ainda mais doces devido a uma combinação favorável de condições climáticas, de alta amplitude térmica, com variações de calor intenso e frio, e o final do ciclo de colheita antes do período das chuvas.

A maçã brasileira é reconhecida pelo seu sabor mais adocicado, na comparação com a produção de outros países. Isso se deve à boa quantidade de sol que as plantas recebem. “Essa é uma característica que agrada muito aos brasileiros. Nossa fruta é internacionalmente conhecida como mais doce na comparação com maçãs produzidas em outros países”, explica o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque.

Leia também:

Concentrada, principalmente, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a colheita das maçãs brasileiras é realizada entre janeiro e maio. Com isso, os produtores conseguiram encerrar as colheitas nos pomares antes das chuvas que atingiram o Sul do país durante o mês de junho. O clima seco no período de colheita é outro fator importante para garantir a qualidade do produto.

A tecnologia de armazenamento em câmaras frias que ficam em complexos agroindustriais garante a disponibilidade do produto durante todo o ano. A maçã brasileira abastece o mercado nacional e também é exportada para mais de 40 países. Atualmente a maioria dos pomares estão localizados em Fraiburgo e São Joaquim (SC), além de Vacaria (RS).

Notícias Agrícolas

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?