O Brasil vive uma invernada em pleno verão em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste, com temperatura de 17 °C em algumas áreas de São Paulo e chuva constante, que atrapalha os trabalhos de campo em diversas áreas dessas regiões.
Ainda há expectativa de mais de 100 milímetros de chuva em grande parte do Sudeste e em partes de Goiás e Mato Grosso.
A chuva diminui no Sudeste a partir da próxima segunda-feira (9), mas as temperaturas só sobem na quarta (11). Já o Rio Grande do Sul volta a enfrentar tempo seco e temperaturas em elevação desde já. Existem 34 cidades em situação de emergência por conta da estiagem.
Geada na Serra Catarinense
Os contrastes não param por aí. Conforme o previsto, pelo décimo terceiro mês consecutivo geou na Serra Catarinense, algo atípico para o mês de janeiro. A camada de gelo cobriu boa parte dos campos no Vale dos Caminhos da Neve, em São Joaquim (SC), que fica na região.
A temperatura baixou, atingindo 2,3 °C em Urupema e 3 °C em Urubici. A geada surpreendeu turistas que vieram do Pará, e que viram o fenômeno pela primeira vez.
As temperaturas estão bem abaixo da média por conta do fenômeno La Niña. O normal para o período são mínimas em torno de 15 °C em janeiro na Serra Catarinense – e não 2 °C ou 3 °C.