Inovação reforça avanços na logística do agro

Fórum Caminhos da Safra destaca relevância de plano de longo prazo para transportes.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 29/08/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Para que a logística de escoamento da produção agropecuária brasileira evolua, inovação e tecnologia são tão importantes quanto obras em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, segundo avaliação dos especialistas que participaram ontem do Fórum Caminhos da Safra. O evento, uma realização da “Globo Rural”, ocorreu no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Algumas dessas iniciativas foram tema dos debates no evento. O diretor de relações institucionais da Amaggi, Ricardo Tomczyk, por exemplo, deu detalhes sobre o projeto da companhia de usar biodiesel em larga escala em suas operações. Hoje, o grupo utiliza o biocombustível para abastecer mais de 100 caminhões, tratores e até uma embarcação, que transporta grãos no Rio Madeira.

“A substituição do diesel pelo biodiesel reduz em até 99% as emissões de carbono. O mercado vai demandar, cada vez mais, empresas que tenham compromisso ambiental”, afirmou o executivo. A iniciativa faz parte das ações da Amaggi, uma das empresas de agronegócios do país, para perseguir a meta de zerar suas emissões de carbono até 2050.

Para poder fazer navegação fluvial na região da Amazônia e enfrentar o constante assoreamento dos rios, a Transportes Bertolini criou um estaleiro próprio, desenvolveu balsas para navegar em rios de baixo calado e inventou empurradores adaptados. Em 2023, essa soma de inovações foi responsável pelo transporte de 6 milhões de toneladas de soja e milho, relatou Paulo Caleffi, diretor da empresa.

Os esforços de inovação na logística não se restringem às operações de transporte da produção. Em parcerias com diferentes concessionárias de rodovias, a operadora de telefonia TIM passou a oferecer internet rápida nas estradas que fazem parte desse trabalho, o que também melhorou a conectividade nas propriedades rurais ao longo desses trajetos.

“Já temos 4,7 mil quilômetros de rodovias com o serviço. Veículos conectados trazem benefícios para o escoamento da safra”, disse Leonardo Belotti, diretor comercial corporate São Paulo da TIM.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?