Chuvas intensas e risco de alagamentos
Entre a manhã desta quinta (25) e as 10h de sexta (26), diversas áreas do Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste estão sob aviso de chuvas intensas, com acumulados entre 20 e 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. O alerta, classificado como de perigo potencial, aponta possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas afetadas incluem o Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Vale do Acre, Nordeste e Norte do Mato Grosso, Leste de Rondônia, Norte e Noroeste de Goiás, Distrito Federal, além do Centro e Sul do Amazonas, Sul do Maranhão e partes da Bahia.
Tempestades com risco de granizo
Outro aviso, mais severo, foi emitido para as mesmas datas, alertando para tempestades em regiões do Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Goiás e Amazonas. O grau é de perigo, com previsão de chuvas entre 30 e 100 mm/dia, rajadas de vento de até 100 km/h e risco de granizo. O Inmet destaca que há possibilidade de estragos em plantações, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Ventos costeiros
A faixa litorânea também está em atenção. O Inmet publicou avisos de ventos costeiros válidos até sábado (27), indicando a intensificação dos ventos em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, com movimentação de dunas de areia e impactos sobre construções na orla. Outro aviso foi emitido para o Sul, abrangendo Metropolitana de Porto Alegre, Sul de Santa Catarina e Sudeste do Rio Grande do Sul, válido até domingo (28).
Vendavais no interior e no litoral
Regiões do Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste também estão sob alerta de vendaval, com ventos entre 40 e 60 km/h e risco de queda de galhos de árvores. O aviso vale para áreas do Ceará, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Acumulado de chuva
Além disso, áreas do Sul da Bahia e do Espírito Santo têm alerta para acumulado de chuva até sexta (26), com previsão de até 50 mm/dia e risco de pequenos alagamentos e deslizamentos em locais vulneráveis.