MUMBAI (Reuters) – As importações de óleo de palma da Índia atingiram o maior nível em seis meses em maio, impulsionadas pelos baixos estoques e pelo desconto no preço do óleo tropical em relação aos concorrentes óleo de soja e óleo de girassol, o que levou as refinarias a aumentar as compras, disse um órgão do setor na quinta-feira.
Maiores importações de óleo de palma e de soja pela Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, podem dar suporte aos preços do óleo de palma da Malásia e aos futuros do óleo de soja dos EUA.
As importações de óleo de palma aumentaram 84% em maio em relação a abril, chegando a 592.888 toneladas métricas, o maior volume desde novembro de 2024, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA).
A Índia importou uma média de mais de 750.000 toneladas de óleo de palma por mês durante o ano de comercialização encerrado em outubro de 2024, informou a SEA.
As importações de óleo de soja aumentaram 10,4%, para 398.585 toneladas, o maior volume desde janeiro, e as importações de óleo de girassol subiram 1,9%, para 183.555 toneladas, acrescentou.
Maiores importações de óleo de palma e óleo de soja elevaram as importações totais de óleo vegetal da Índia em maio em 33% em relação ao mês anterior, para 1,19 milhão de toneladas, o maior valor desde dezembro, afirmou.
Importações abaixo da média de janeiro a abril reduziram os estoques domésticos de óleo vegetal para 1,33 milhão de toneladas em 1º de junho, o menor nível desde julho de 2020, de acordo com dados da SEA.
As importações de óleo de palma devem aumentar ainda mais em junho e podem chegar a cerca de 850.000 toneladas, já que o óleo está sendo negociado com desconto em relação ao óleo de soja, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma comercializadora de óleo comestível.
As importações de óleo de soja em junho ficarão estáveis em torno de 400.000 toneladas, disse Patel.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia e da Malásia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
As importações de óleo vegetal devem aumentar nos próximos meses, já que o corte de impostos deste mês ajudará a impulsionar a demanda, disse um trader de Nova Déli.
A Índia reduziu pela metade o imposto básico de importação de óleos comestíveis brutos para 10%, em uma tentativa de reduzir os preços dos alimentos e ajudar a indústria nacional de refino.