Corredores temporários no Mar Negro, que permitem que navios civis passem com segurança do Bósforo para os portos da Grande Odessa, começaram a funcionar, mas permanecem alguns riscos. A opinião é do presidente da Associação Ucraniana de Grãos, Mykola Gorbachev.
“Tenho certeza de que estes corredores temporários podem funcionar e funcionarão, mas há outros riscos neste esquema. Em particular, leva pelo menos de 2 a 3 dias para carregar um navio nos portos da Grande Odessa”, disse.
“Se a infraestrutura portuária for novamente atingida por ataques inimigos neste momento, há risco de danos para navios e cargas. Além disso, embora a Ucrânia tenha introduzido um mecanismo de compensação de perdas, não tenho certeza de que muitos armadores estejam prontos para passar por esses corredores”, disse Gorbachev.
Assim, segundo o especialista, seria oportuno que a comunidade internacional aprofundasse os mecanismos de aprisionamento de navios nos corredores temporários, por exemplo, para escolta militar a navios civis, em particular navios da Otan e aeronaves.
“Estou confiante de que a comunidade internacional encontrará alavancas de influência na Rússia, o que permitirá a livre navegação no Mar Negro, porque não pertence à Federação Russa e suas reivindicações não se correlacionam com a posição da Turquia e de outros países. Também estão em andamento consultas e negociações com a China, o principal comprador de grãos ucranianos no âmbito do acordo”, acrescentou Gorbachev.