BUENOS AIRES (Reuters) – Geadas precoces nos próximos dias podem afetar a safra de milho 2024/25 da Argentina, com produção estimada em 39 milhões de toneladas, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) em seu relatório semanal de safra na última quinta-feira.
A Argentina é o terceiro maior exportador de milho do mundo, e seus agricultores colheram 20,3% da área plantada com o grão.
“As previsões de geada para os próximos dias podem ter um impacto negativo nas colheitas esperadas. As áreas onde esses eventos são esperados são o centro, oeste e sul da província de Buenos Aires e a província de La Pampa”, disse o BdeC.
O outono começou no final de março na Argentina.
Em relação à safra de soja 2024/25, a Bolsa informou que as chuvas dos últimos dias atrasaram o início da colheita da oleaginosa, cuja produção a entidade estima em 48,6 milhões de toneladas.
Enquanto isso, o BdeC aumentou sua estimativa de produção de girassóis argentinos em 2024/25 em 200.000 toneladas, para 4,5 milhões de toneladas. A colheita do girassol está 75,6% concluída.