A gestão do frete é uma das atividades mais importantes para empresas e produtores, por isso além de avaliar a qualidade do serviço, os meios de pagamento, é preciso considerar também quem arcará com a entrega. Nesse quesito, a escolha envolve algumas letrinhas confusas: CIF e FOB.
Ambos os termos fazem parte do Incoterms (International Commercial Terms ou, em português, Termos Internacionais de Comércio), sistema de diretrizes que regula as transações comerciais internacionais.
Conheça cada um deles:
Frete CIF:
A sigla representa a junção dos termos Cost, Insurance and Freight ou, em tradução para o português, custo, seguro e frete.
Nessa modalidade, é o vendedor que se responsabiliza por todos os custos e riscos que envolvem a entrega dos produtos ao destinatário. Geralmente, essa modalidade é utilizada em negócios B2C (business-to-consumer), isto é, quando se trata de uma venda direta de empresas para o consumidor final.
No caso do agronegócio, o vendedor é o produtor rural, revenda de grãos ou cooperativa, que acaba responsável por contratar o transportador, o seguro e qualquer despesa relacionada ao transporte, até mesmo se for internacional.
Vantagens do CIF:
- Logística simplificada para o comprador
- Menor risco para o comprador, que não precisa se preocupar com qualquer procedimento
- Facilidade no processo de compra para clientes internacionais, porque o vendedor cuida de todos os detalhes logísticos
- Maior previsibilidade de custos para o comprador
Desvantagens do CIF:
- Maior custo para o vendedor
- Menor controle sobre o processo de transporte, uma vez que o vendedor depende de terceiros para realizar a operação
Frete FOB:
A sigla significa Free On Board pode ser traduzida como livre a bordo. Diferentemente do que ocorre com o frete CIF, é o comprador quem assume os riscos e os custos do transporte neste caso.
Nesse caso, é o destinatário que deve organizar o envio da encomenda. Esse tipo de frete costuma ser mais utilizado em negócios B2B (business-to-business), principalmente quando se trata de cargas com alto valor agregado, como são as commodities e produtos agrícolas.
Vantagens do FOB:
- Menor custo para o vendedor
- Autonomia para o comprador, que escolhe como será a entrega
- Maior controle sobre o processo de transporte porque normalmente o comprador tem seguros e empresas parceiras ou caminhões próprios
Desvantagens do FOB:
- Maior risco para o comprador, que fica com toda a responsabilidade da operação
- Menor previsibilidade de custos para o comprador porque os valores de frete, combustível, pedágio, entre outros, variam
Como é feito o pagamento dos fretes CIF e FOB?
Frete CIF: o pagamento é feito na origem pela empresa fornecedora ou quem irá remeter a encomenda, ou seja, antes do despacho;
Frete FOB: o pagamento é realizado pelo cliente, geralmente quando o produto é recebido em seu destino final.