Frente fria traz chuva e alivia tempo seco no Centro-Sul

Previsão indica uma nova frente fria na sexta-feira que pode reforçar instabilidades.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 18/09/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A semana começou com destaque para o retorno das chuvas e temperaturas mais amenas no Centro-Sul do Brasil, desde os Estados do Sul que tiveram fortes chuvas, até o Sudeste e o Centro-Oeste, onde os termômetros regrediram consideravelmente, mas as precipitações foram isoladas.

A massa de ar frio responsável pela mudança brusca no clima atua nesta quarta-feira (18/9), com destaque para a intensificação dos ventos. Segundo a Climatempo, o contraste entre o calor persistente no interior do Brasil e a frente fria que avança pelo litoral vai favorecer a ocorrência de ventos fortes, especialmente nas regiões afetadas pela massa de ar polar.

Além disso, a combinação da variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera e a infiltração marítima vai causar pancadas de chuva no extremo sul de Mato Grosso do Sul, na faixa noroeste de Santa Catarina, no centro-oeste do Paraná e no sul e oeste de São Paulo.

Essas precipitações serão de moderada a forte intensidade. “Isso deve trazer alívio ao tempo seco dessas regiões, que vêm enfrentando uma longa sequência de dias sem precipitação significativa”, informa o boletim.

Há a expectativa de uma nova frente fria em atuação na sexta-feira (20/9). Esse sistema pode intensificar ainda mais as chuvas no Sul do Brasil e até em Mato Grosso do Sul. No sábado (21/9), o sistema avança para o mar, mas ainda assim, há previsão de chuva nos três Estados do Sul.

Segundo o boletim, a faixa centro-leste de Mato Grosso do Sul e o Paraná têm a previsão dos maiores volumes de chuva. Já o Sudeste será impactado com precipitação no sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio De Janeiro.

No domingo (21/9), o clima instável continua com pancadas de chuva previstas para a faixa leste de Minas Gerais e a região central do Rio de Janeiro, encerrando uma semana de instabilidade depois de dias seguidos de secura.

“Essa mudança no clima promete trazer alívio para as áreas que vêm enfrentando o calor e o tempo seco. Ao mesmo tempo, reforça a necessidade de atenção com os ventos fortes e chuvas intensas em várias regiões”, alerta a Climatempo.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?