Frente fria traz chuva com possibilidade de granizo neste começo de semana

De Norte a Sul, tempo instável será responsável por intensificar precipitações em estados que já estavam sofrendo com grandes volumes

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 27/02/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Uma nova frente fria traz instabilidades para o Sul e Sudeste brasileiros entre esta segunda-feira (27) e terça-feira (28), intensificando a chuva em estados que já vinham recebendo altos volumes.

No Nordeste e Sudeste, a presença de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também mexe bastante com o clima.

Leia também:

Saiba como fica o tempo em todas as regiões neste começo de semana e prepare-se. Para ver a previsão específica para a sua cidade, acesse também a página especial de Tempo do Canal Rural.

Segunda-feira (27)

Sul

O ar seco avança pelo Rio Grande do Sul e deixa o tempo firme em grande parte do estado. Ainda há condições de chuva na serra gaúcha, litoral de Santa Catarina e em todo o Paraná, com destaque para a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral paranaense.

Sudeste

Uma frente fria se desloca pela costa de São Paulo reforçando as instabilidades no litoral; a previsão é de acumulados altos de chuva, além de temporais, ventanias e queda de granizo. Os municípios afetados devem ficar em alerta máximo. Nas demais regiões do estado paulista, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e no sul fluminense, a chuva se concentra no período da tarde e vem acompanhada por trovoadas e pancadas pontualmente fortes. O potencial para queda de granizo é elevado em diversas regiões paulistas.

Centro-Oeste

O dia será marcado por temporais e pancadas pontualmente fortes em toda a Região, com destaque para o leste de Mato Grosso do Sul onde o potencial para temporais e queda de granizo é elevado.

Nordeste

O tempo firme predomina no interior nordestino e no sul da Bahia, mas a chuva vem forte no norte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e na Paraíba. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a principal responsável por essas instabilidades.

Norte

Dia com alto potencial para temporais em toda a Região, com previsão de chuva volumosa no Acre, Amazonas, Pará, Amapá e no norte do Tocantins. O calor, alta umidade e a presença da ZCIT são os principais responsáveis pelas instabilidades.

Terça-feira (28)

Sul

A presença de um cavado meteorológico combinada com a circulação de ventos permanecem favorecendo a chuva e temporais localizados entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Os acumulados ao longo desta terça-feira serão elevados entre a capital catarinense e paranaense. Faz sol e o tempo fica firme em grande parte do estado gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre.

Sudeste

O dia será com muita chuva e temporais no estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Os municípios do litoral paulista permanecem em alerta para possíveis transtornos. Já no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o sol aparece bastante e brilha forte.

Centro-Oeste

O sol aparece e o tempo fica firme no sudeste de Goiás, mas ainda há condições favoráveis para ocorrência de pancadas de chuva e temporais localizados entre a tarde e noite.

Nordeste

Tempo firme e céu aberto entre o interior do Piauí, norte da Bahia e oeste de Pernambuco. As temperaturas são elevadas e o ar fica mais seco. Ainda há condições para ocorrência de pancadas pontualmente fortes e isoladas na costa leste.

Norte

As instabilidades tropicais seguem causando bastante chuva em toda a Região. O sol aparece e intercala momentos de melhoria, mas os temporais predominam durante a tarde.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?