Frente fria, rajadas de vento e queda de granizo: veja a previsão

Matopiba e áreas do Brasil central irão receber mais umidade a partir dos próximos dias

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 20/10/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Os próximos dias serão de instabilidades climáticas em boa parte do país. De acordo com a previsão do tempo, temporais, rajadas de vento e queda de granizo devem ser registrados na metade sul do país a partir desta quarta-feira (19). Além disso, uma nova frente fria deve surgir. Enquanto isso, a região do Matopiba tende a receber mais umidade.

A chuva ganha força a partir desta quarta-feira (19). E ela será volumosa na metade sul do país, com potencial para temporais, rajadas de vento de mais de 60 quilômetros por hora e queda de granizo. Essas condições climáticas adversas estão previstas para ocorrer em oito estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais.

Os acumulados podem facilmente passar dos 100 milímetros na faixa que vai do norte e centro-oeste gaúcho até o sul mineiro — passando, ainda, por Santa Catarina, pelo Paraná e sul e oeste paulista. Essas instabilidades vão dar origem a uma frente fria na sexta-feira (21).

Ventos e raios

Chuva forte e temporais também previstos para a região Norte — sobretudo no Amazonas, no Pará e em Roraima — com rajadas de vento e raios. Para essa faixa há, ainda, previsão para acumulados elevados, com eles sendo associados ao calor, à alta umidade do ar, à circulação dos ventos em altitude e às instabilidades tropicais. No oeste e norte do Tocantins, no Amapá e no norte e leste do Nordeste também tem chuva forte aguardada.

Tempo firme e estável, com calor e umidade abaixo dos 30% no leste de Tocantins, no centro-oeste da Bahia, no norte de Minas Gerais, no nordeste de Goiás, no Distrito Federal, no sul do Piauí, sul do Maranhão, no centro-oeste de Pernambuco, no centro da Paraíba e na área central do Rio Grande do Norte.

Desta quarta até sexta-feira (21), a chuva que ganha força no Sul, em parte do Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Dessa forma, há previsão de chuvas bem volumosas, sendo que em alguns pontos os acumulados de água devem passar dos 200 milímetros.

Clima impacta lavouras

No Sul, vale destacar, as chuvas dos últimos dias estão impactando as atividades no campo, especialmente das colheitas das culturas de inverno, que já estão sendo prejudicadas pelo excesso da chuva de outubro e, também, o plantio das culturas de verão.

Além do excesso de chuva, as temperaturas mais baixas do que o normal em alguns momentos têm dificultado o desenvolvimento de lavouras, como arroz no Rio Grande do Sul, feijão também na região Sul do Brasil, e até mesmo o desenvolvimento inicial das lavouras de soja.

Mais chuva e frente fria

A expectativa é a de que, na segunda metade da semana, uma frente fria vai se formar sobre o Centro-sul do país. À medida que esse sistema vai passando pela costa do Brasil, junto com seu corredor de umidade que vem da Amazônia, a chuva tende a se espalhar pelo interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Consequentemente, as instabilidades irão diminuir sobre a região Sul.

Essa mudança deve ocorrer a partir do fim de semana. Assim, haverá período um pouco mais firme na região Sul. Conforme a nova frente fria avança, a previsão indica o retorno das chuvas para importantes áreas produtoras do interior do país, especialmente para interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, onde devem ocorrer volumes altos de chuva da sexta-feira até o início da próxima semana.

Aliás, as instabilidades devem se espalhar mais até áreas do Matopiba a partir do próximo fim de semana. São esperados volumes moderados a altos de chuva para área entre o oeste da Bahia e o Tocantins. O oeste do Pará e o oeste do Maranhão devem receber volume um pouco mais expressivo de água. Essa chuva deve começar a aumentar um pouco a umidade no solo — principalmente no decorrer do próximo mês.

Avanço da frente fria

Com a expectativa para o declínio mais acentuado das temperaturas sobre o Sul do país no decorrer do próximo fim de semana, diante do afastamento da frente fria e o avanço de uma massa de ar frio, as temperaturas devem cair bastante durante as madrugadas. Essa diminuição da temperatura deve ocorrer especialmente na madrugada do domingo (23), quando são esperadas mínimas ligeiramente abaixo de 10 graus em diversas localidades produtoras do interior da região sulista.

No centro e norte do Brasil, no entanto, o destaque é a diminuição do calor, inclusive em Mato Grosso. Isso, no entanto, preocupa os produtores nas áreas produtoras de soja. No entanto, com o possível avanço da frente fria na segunda metade desta semana, esse calor deve ceder um pouco. A sensação térmica deve, nesse sentido, diminuir sobre o centro-norte do Brasil. Dessa forma, as chuvas se espalham um pouco mais no decorrer dos próximos dias.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?