Frente fria leva chuva ao Sul do país e alivia calor no Centro-Oeste e Sudeste esta semana

Inmet alerta para a previsão de chuva intensa em São Paulo, Goiás, Tocantins, Piauí, Maranhão e Ceará.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 20/01/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Após um final de semana de calor intenso, a chegada de uma frente fria levará chuva intensa aos Estados do Sul do país a partir desta segunda-feira. Em Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas bateram recordes, a chegada da frente fria derruba as temperaturas no início desta semana.

De acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco para estrago em plantações com chuvas de até 100 milímetros por dia e possibilidade de queda de granizo neste início de semana em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em boletim, a Emater do Rio Grande do Sul destaca que a previsão é de chuva com intensidade de moderada a forte nas regiões dos Campos de Cima da Serra, Planalto e ao longo da faixa litorânea entre as regiões Metropolitana e Sul do Estado, mas fraca nas regiões Planalto, Norte e Metropolitana.

O Estado tem tem enfrentado chuvas abaixo da média, o que tem comprometido as previsões para a produção de soja e milho na região. Segundo a Emater, o plantio está suspenso onde não choveu e, em certas lavouras, não há estande adequado de plantas. “Essas condições climáticas têm trazido preocupação para os produtores e podem causar perdas irreversíveis nas culturas de verão, principalmente soja”, diz o boletim.

De acordo com a Climatempo, as chuvas ocorrem por conta da formação e intensificação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul. “Este ciclone dá origem a uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que vai ajudar na formação de nuvens carregadas”, explica a empresa em nota.

O Inmet também alerta para a previsão de chuva intensa em São Paulo, Goiás, Tocantins, Piauí, Maranhão e Ceará nas próximas horas. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, segundo o Instituto.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?