A chuva vai seguir intensa nos próximos dias na região Sul do Brasil, por conta da combinação de sistemas meteorológicos ativos ao mesmo tempo. A atuação de uma baixa pressão no Paraguai, juntamente com um cavado meteorológico e uma frente fria, que é uma área alongada de baixa pressão, tem causado chuvas frequentes e volumosas nesta quarta-feira (9/10).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de perigo para tempestades nos três Estados da região Sul e parte de Mato Grosso do Sul. O aviso indica chuva de 50 a 100 milímetros em um dia, com ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As regiões em alerta são: sul, oeste e norte de Santa Catarina; Vale do Itajaí e grande Florianópolis; noroeste, nordeste e sudoeste do Rio Grande do Sul; sul, oeste, centro e noroeste do Paraná, além da região metropolitana de Curitiba; e o sudoeste de Mato Grosso do Sul.
A cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, registrou 40,8 milímetros em 48 horas, enquanto Lagoa Bonita do Sul acumulou 37,4 milímetros e São Borja, 36,0 milímetros. Com a chegada de novos sistemas, espera-se que esses volumes aumentem consideravelmente.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas para volumes que podem variar entre 70 e 120 milímetros no noroeste, norte, nordeste e litoral norte. O vento também será intenso nos próximos dias.
Acumulado de chuva esperado entre quarta-feira e sexta-feira no Sul do Brasil — Foto: Climatempo