A chegada de uma frente fria ao Sul do país vai causar chuvas fortes no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (16/7), alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Santa Catarina pode ter precipitações apenas no extremo-sul do Estado, e o Paraná segue com tempo firme, ainda com atenção para a baixa umidade do ar no norte e noroeste paranaense durante à tarde.
As temperaturas, no entanto, ainda não caem na região. É a chamada massa pré-frontal, que, segundo a Climatempo, representa o aquecimento que ocorre horas antes da chegada de uma frente fria. Portanto, Porto Alegre vai ter máxima de 24 °C nesta terça.
No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo segue firme. O leste e o litoral paulista começam o dia com temperaturas mais amenas e céu parcialmente nublado, mais uma vez com chance para nevoeiro. O interior paulista, Triângulo e norte de Minas e todo Centro-Oeste seguem com sol forte, calor e umidade abaixo dos 30% durante a tarde.
No Nordeste, a umidade do mar ainda favorece a chegada de nuvens carregadas na costa leste com pancadas irregulares ao longo do dia entre o litoral baiano e potiguar. Já no interior, sertão e agreste, o tempo continua aberto, ensolarado e seco.
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém acumulados altos no Amapá, Roraima e metade norte do Amazonas, com risco para temporais intensos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/y/q/IX170rQQCgGrrmVZXyXQ/inmet-alert-as-07-15-2025-05-00-pm.png)
Acumulados na área em laranja podem chegar a 100 mm — Foto: Inmet