Exportações globais de café verde cresceram 8,8% em agosto

Nos primeiros 11 meses da safra 2023/24, o acumulado de embarques aumentou 10,5%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 09/10/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

As exportações globais de café verde, – ou seja, que não é torrado -, aumentaram 8,8% em agosto deste ano se comparado ao mesmo período apurado em 2023. O percentual representa a marca de 110 milhões de sacas de 60 quilos embarcadas, número que pela segunda vez é registrado no histórico das temporadas do grão.

Com isso, nos primeiros 11 meses da safra 2023/24, o acumulado de embarques cresceu 10,5%, segundo relatório mais recente da Organização Internacional do Café (OIC).

O café robusta foi o motivo principal da alta das exportações em agosto com um crescimento de 14,3% nos embarques, após aumentos de embarques de Índia, Indonésia e, em especial, do Brasil, cuja janela de oportunidade se abriu ano passado diante das previsões de quebra de safra do maior produtor do mundo da variedade, o Vietnã.

No país asiático, por exemplo, o relatório registrou um recuo de 12,1% em agosto, marcando a sétima queda consecutiva. A nova safra começa no próximo mês.

O aperto no mercado de robusta levou o Preço Indicativo Composto da OIC (I-CIP) à média de US$ 2,5890 por libra-peso em setembro, a mais alta em 47 anos.

No Brasil, o aumento de preço animou a cadeia e foi destacado pela OIC, calculado em 6,2% para US$ 2,5724 a libra-peso, na média de setembro de 2024.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?