Economia dos EUA cresce 1,3% no 1° trimestre

A expansão do PIB foi superior à expectativa de crescimento anualizado de 1,1% previsto por analistas consultados pelo 'The Wall Street Journal'.

Tempo de leitura: < 1 minutos

| Publicado em 26/05/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 1,3% no primeiro trimestre de 2023, em base anualizada, de acordo a segunda leitura do dado divulgado há pouco pelo Departamento do Comércio do país. A expansão da economia americana foi superior à expectativa de crescimento anualizado de 1,1% previsto por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e também superior aos 1,1% registrados pela primeira estimativa do produto interno bruto americano.

A segunda leitura do PIB dos EUA para o primeiro trimestre de 2023 segue marcando uma desaceleração significativa em relação à alta de 2,6% observada no quarto trimestre de 2022. Segundo o Departamento de Comércio, o resultado de 1,3% reflete aumentos dos gastos do consumidor, exportação, gastos do governo federal e dos governos locais e investimentos fixos não imobiliários. Esse aumento foi parcialmente anulado por quedas nos investimentos em estoques privados e nos investimentos fixos em imóveis.

Leia também:

Já o índice de preços de gastos com consumo (PCE) ficou em 4,2% na segunda leitura do primeiro trimestre, mesmo número da primeira leitura mas acima dos 3,7% registrados no quarto trimestre. Já o núcleo do PCE, que exclui os preços dos voláteis itens de energia e alimentos, do primeiro trimestre acelerou para 5%, de 4,9% da primeira leitura. O núcleo havia ficado em 4,4% no trimestre anterior.

Valor Investe

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?