Defensivos Agrícolas: Visão Agronômica – Porque o brasileiro acha inseguro consumir alimentos com agrotóxicos?

Pesquisa Datafolha desta semana levantou que 78% dos brasileiros acham que consumir alimentos com agrotóxicos é inseguro, no entanto, um engenheiro agrônomo de influência opina que este número está associado ao distanciamento das pessoas com a realidade do campo e produção de alimentos...

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 27/06/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Foi realizada entre os dias 04 e 05 de julho de 2019 uma pesquisa formulada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha para levantar a “Opinião sobre os Agrotóxicos” no Brasil. O resultado foi divulgado no dia 24 de julho, apontando que 78% dos brasileiros considera inseguro consumir alimentos com agrotóxicos no país.

Entre os 130 municípios que participaram da pesquisa, com um total de 2.086 entrevistas, 72% da população acredita que os alimentos produzidos no Brasil têm mais agrotóxicos do que deveriam. Porém, o engenheiro agrônomo Marcelo Bressan, ligado ao Serviço de Fiscalização de Insumos e Auditor do Ministério da Agricultura (Mapa), acredita que o número está ligado ao distanciamento que a população tem em relação à informação das atividades do campo pertinentes a produção de alimentos.

Em seu relato sobre a pesquisa, o engenheiro agrônomo opina o seguinte: “A percepção de insegurança sobre os agrotóxicos aumenta conforme aumenta o distanciamento da pessoa da realidade do campo e da produção de alimentos. O foco das críticas está no número de agrotóxicos registrados, quando deveria estar no aprimoramento dos controles sobre a recomendação do produto. Quanto mais qualificado for o profissional que emite a receita agronômica, que deveria ser exclusividade de profissionais de nível superior, e quanto mais treinado estiver o usuário, mais segurança.”

Uma das notícias que mais espanta os brasileiros é a quantidade em volume, da aplicação de agrotóxicos nas áreas de produção agrícola do Brasil. Porém, isso se deve a grande extensão territorial do país, que apesar de utilizar somente 7,8% do seu território com lavouras, segundo os dados mapeados pela NASA em 2017, a área de atividade agrícola corresponde a soma de cultivo da França e Espanha e é classificada como a 5ª maior área cultivada do planeta.

Já avaliando da forma correta o uso de defensivos agrícolas por hectare no Brasil, os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), apontam que o país é o 44º maior usuário de agrotóxicos no mundo, com uma aplicação de 4,31 kg por hectare (2016), atrás de países da Europa, como Bélgica, Itália, Irlanda, Portugal e Suíça. Este ranking engloba 245 países com dados levantados desde 1961.

Infelizmente a falta de informações coerentes sobre o assunto faz com que a população se sinta insegura quanto a produção de alimentos no Brasil. No entanto, uma das principais legislações da utilização dos agrotóxicos no país, a Lei nº 7.802 de 11 de julho de 1.989 dispõe de regras rígidas que asseguram a aplicação com segurança do produto no campo.

Além das leis, as tecnologias voltadas ao setor da agricultura vêm em constante evolução. O setor da agricultura de precisão que monitora os dados a campo e otimiza a produção utilizando menos defensivos em determinadas áreas onde há menor infestação de insetos e plantas daninhas e, o desenvolvimento de cultivares resistentes a diversas pragas e doenças com o aprimoramento do melhoramento genético tem tornado a agricultura mais segura e mais produtiva.

As alternativas para se produzir alimento de forma sustentável, impactando minimamente o meio ambiente e visando a alta produtividade são inúmeras, basta utilizá-las.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo baseado nos dados do Datafolha, FAO e NASA. Trecho do Eng. Agrônomo Marcelo Bressan, obtido em sua rede social.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?