Curiosidade: quanto tempo demora para o organismo digerir um bife?

Você já deve ter ouvido falar que as carnes vermelhas são um tipo de alimento de difícil digestão, certo? Agora, você sabia que para digeri-las, o estômago precisa de quase o dobro de ácido que usa para a mesma quantidade de pão, por exemplo?

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 27/06/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

É que dependendo do metabolismo, uma pessoa pode levar até três horas e meia para digerir um bife de tamanho médio. O corpo humano consegue aproveitar até 35% do ferro da carne. Já dos vegetais, o percentual é mais baixo, apenas 10%. É o que dizem os especialistas.

Os especialista explicam que o esforço exigido do sistema digestivo é de extrema importância para a quebra de proteínas e gorduras e também para a extração de zinco, fósforo, niacina e vitaminas B12 e B6, além de ferro.

Porém, um sinal de alerta deve ser aceso para cada indivíduo que consome a proteína animal em exagero, isto porque a carne vermelha pode afetar a saúde, sim senhor!

Sem exageros

De acordo com especialistas, a quantidade de carne vermelha recomendada varia muito de pessoa para pessoa e também de uma série de variáveis, entre elas: tipo de carne ingerida, alimentos escolhidos para acompanhar, hábitos alimentares, gasto energético, idade, tamanho corpóreo e outras.

Cuidado! Tudo que é exagerado pode desencadear sérias consequências, especialmente quando o assunto em questão diz respeito à saúde. Pessoas que consomem carne vermelha em excesso diariamente tendem a sofrer mais de obesidade, diabetes, hipertensão arterial e níveis de colesterol elevados.

O alerta vermelho serve para todos que gostam de escorregar no espetinho durante a semana e enfiam o pé no rodízio de carne de sábado e domingo, ou decidem abocanhar um espeto corrido. Seja lá qual for a sua escolha, é preciso ir devagar com o andor. O ideal é alternar o consumo de carnes vermelhas e brancas. A rotatividade diminui a chance de acumular substâncias nocivas ao organismo.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

*Texto produzido com base no artigo produzido no site Minha Vida

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?