Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

CTC e Embrapa anunciam parceria para pesquisa de novas tecnologias em cana 

Objetivo é desenvolver variedades de cana-de-açúcar com maior teor de sacarose e tolerantes ao alumínio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 26/05/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram um acordo de cooperação técnica e financeira para desenvolver projeto de pesquisa para melhorar a tolerância ao alumínio e aumentar o acúmulo de sacarose na cana-de-açúcar, por meio de ferramentas de biotecnologia molecular.

O acordo foi assinado hoje, em Brasília – DF, durante a cerimônia de comemoração dos 17 anos da Embrapa Agroenergia.

Nessa parceria duas características de grande valor potencial estão sendo avaliadas em cana.

De um lado, o aumento de tolerância a solos com alta saturação por alumínio, que em regiões como o Cerrado representam uma das principais barreiras para a expansão da cana devido ao efeito negativo no crescimento da raiz.

A parceria CTC-Embrapa pretende desenvolver variedades para viabilizar o aumento da produtividade em regiões com solo de alta concentração de alumínio, além de permitir a redução de custos com correção e manejo.

cooperação também visa utilizar engenharia genética para aumentar o teor de açúcar no colmo, proporcionando maior produtividade por área cultivada. Para viabilizar o desenvolvimento das novas variedades, objeto da cooperação, a Embrapa Agroenergia também licenciou ao CTC duas tecnologias.

CTC e a Embrapa Agroenergia contam com especialistas em biologia molecular, engenharia genética e tecnologia de ponta, alinhando interesses nacionais para uma agricultura e matriz energética mais limpas e sustentáveis. A pesquisa será realizada com apoio e recursos da Embrapa.

Jornal Cana

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?