Consumo per capita de carne suína cresceu 33% em uma década

Entre 2015 e 2025, consumo do produto no Brasil aumentou para 19,3 quilos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 11/06/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O volume de consumo de carne suína no Brasil ainda é bem inferior ao das proteínas concorrentes, mas a distância diminuiu nos últimos dez anos: entre 2015 e 2025, o consumo per capita de carne suína cresceu 33,4% no Brasil, para 19,3 quilos, segundo Iuri Machado, consultor de mercado da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).

No mesmo intervalo, o consumo per capita de carne bovina caiu 6,6%, e o de carne de frango, 2,9%, para 29,7 quilos e 43,9 quilos, respectivamente. Para ele, esse é um indicativo de que a carne suína tem potencial para crescer ainda mais no país.

Neste ano, a produção nacional de carne suína deve crescer entre 2% e 2,5%, projeta a entidade. O consumo no mercado interno deve ficar próximo ao volume de 2024, na faixa de 20 quilos por pessoa. “Historicamente, o consumo de carnes aumenta no Brasil com a substituição, o consumidor troca uma carne pela outra”, pontuou Machado.

A ABCS credita o aumento da demanda no país ao crescimento do volume de informações sobre o produto e à elevação dos preços da carne bovina, que leva à substituição de um item pelo outro. Para a entidade, a acomodação dos preços do frango por causa da gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS) não deve reduzir a demanda pelo suíno.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que é suinocultor no Distrito Federal, diz que as exportações estão aquecidas. A entidade acredita que o volume dos embarques em 2025 deverá crescer 7% em relação ano passado, com a China mantendo um ritmo intenso de compras de miúdos e as Filipinas, de carcaças. “O Brasil só não exporta mais porque a logística não comporta”, afirma.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?