Acesse

Como fica o clima em julho? Veja a previsão do tempo

Saiba como será o clima neste mês e como isso afetará a agricultura; chuvas acima da média em algumas regiões do Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 03/07/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Como será o clima no mês de julho?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas regiões do Brasil devem enfrentar um volume de chuvas acima da média.

É o caso do Amapá, noroeste do Pará e nordeste de Roraima, onde são esperados acumulados de chuva superiores a 150 milímetros.

Essa previsão pode trazer consequências tanto positivas quanto negativas para a agricultura nessas áreas.

Enquanto isso, nas demais regiões do Norte e Nordeste, a previsão é de que as chuvas fiquem próximas ou ligeiramente abaixo da média histórica.

No Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os valores esperados são inferiores a 60 mm.

Já no sul da região amazônica, é comum ocorrer uma redução da chuva ou até mesmo dias consecutivos sem precipitação.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média.

No entanto, não se descarta a ocorrência de chuvas localizadas no litoral da Região Sudeste, devido à passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode trazer instabilidades nessas áreas.

É importante ressaltar que nesse período é comum a redução da chuva na parte central do país, o que resulta na diminuição da umidade relativa do ar e no aumento das temperaturas máximas ao longo dos dias.

No Sul do Brasil, as áreas de grande parte do Rio Grande do Sul, parte central de Santa Catarina e extremo sul do Paraná podem esperar volumes de chuva próximos ou acima da média, podendo até mesmo superar os 150 mm.

Temperaturas acima da média em julho

Além das chuvas, as temperaturas também serão um destaque em julho.

A previsão indica que em grande parte do país as temperaturas estarão acima da média, com valores médios que podem superar os 27ºC, principalmente nas áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso.

Em algumas localidades da Bahia e noroeste de Minas Gerais, as temperaturas podem variar entre 20°C e 23ºC.

No entanto, é importante mencionar que podem ocorrer incursões de massas de ar frio, causando quedas acentuadas na temperatura, especialmente em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com valores médios inferiores a 12ºC.

Previsão do tempo para segunda-feira, dia 3 de julho

Na semana que se inicia, o clima apresenta características distintas em diferentes regiões do país.

Nas Regiões Sul e Sudeste, o tempo se mantém firme e seco em grande parte, enquanto no litoral do Paraná ainda há registro de chuvas com fraca intensidade devido à circulação de ventos.

Além disso, em Minas Gerais, a maior parte de São Paulo e no oeste do Espírito Santo e Rio de Janeiro, o clima também é firme e seco, mas nas faixas litorâneas ocorrem chuvas leves em função dos ventos.

As regiões continuam com tempo ensolarado e seco, resultando em baixos índices de umidade relativa do ar, que podem chegar a menos de 20% durante as horas mais quentes do dia.

Em contraste, no Piauí e Maranhão, a chuva ganha força e avança até a região central desses estados, enquanto o sol volta a brilhar em grande parte do Rio Grande do Norte.

Contudo, na faixa leste do país, a chuva continua ocorrendo.

Na região norte, como em Boa Vista e demais áreas de Roraima, Amapá e no norte do Amazonas e do Pará, são esperadas chuvas fortes e volumosas.

Por outro lado, nas demais regiões o clima se mantém firme, com baixos índices de umidade relativa do ar.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?