Climatempo também prevê massa de ar frio e com risco de geada ampla no Sul do Brasil

Segundo a consultoria, o pico do frio vai ser na madrugada do próximo sábado e tem até risco de neve na serra

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 27/07/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Sem mudanças significativas na previsão de chuva para os próximos dias, as atenções se voltam para a entrada de uma nova massa de ar frio que deve derrubar de forma significativa as temperaturas e de acordo com a Climatempo, o mês de julho pode terminar com frio e geada ampla no Sul do Brasil. As demais regiões do país continuam com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar.


A consultoria prevê o evento climático nos três estados do Sul e condição para formação de neve nas áreas de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A tendência é que a temperatura comece a cair na sexta-feira, dia 29 de julho.

Leia também:


“O pico do frio é esperado para o sábado. A madrugada será bem fria e com previsão de geada ampla na Região. O litoral do Sul não deve registrar geada, assim como Porto Alegre, mas nas demais áreas indicadas no mapa, inclusive em Curitiba, há condição”, afirma a previsão.


O frio, apesar de intenso, também será rápido e o risco de geada diminui entre domingo e segunda-feira, mas as áreas de serra, baixadas e planalto deve permanecer com temperaturas favoráveis para geada com intensidade fraca.


“Os modelos meteorológicos ainda oscilam bastante sobre a possibilidade de neve na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no dia 29 de julho, sexta-feira, mas não dá para descartar a chance de alguma precipitação invernal, como neve ou até chuva congelada no fim da tarde”, afirma a consultoria.


Veja o mapa de previsão de geada, segundo a Climatempo:
O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também prevê a entrada da massa de ar frio no final desta semana. De acordo com a previsão, a massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em mais de 10ºC e o ar gelado vai ser sentido também em áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.


Com relação à previsão de geada, o sistema Sisdagro, também do Inmet, indica a condição para o evento climático do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná na próxima sexta-feira (29). A intensidade fica entre fraca e moderada em todas as áreas.


Para o Sudeste do Brasil, o Inmet prevê queda mais acentuada nas temperaturas entre sábado e domingo, inclusive com declínio nas máximas no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e também em áreas do Mato Grosso na data.

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio: 

GIF 26-07-2022 10-55-55
Fonte: Inmet


Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Notícias Agrícolas

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?