A quarta-feira (16/9) segue com chuvas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um canal de umidade entre o oeste da Amazônia e o Sudeste mantém as instabilidades principalmente sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de favorecer pancadas em partes de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
No Sul, o avanço de uma massa de ar frio mantém as temperaturas baixas e há risco de geada em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no Matopiba, o calor e a baixa umidade continuam predominando.
Sul
O tempo fica estável em praticamente toda a região, e o frio será o principal destaque. Há previsão de geada no centro e norte e nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul e sudeste do Paraná, com mínimas próximas de 0°C em algumas áreas.
Entre as capitais, Porto Alegre pode registrar mínima de 9°C, enquanto a máxima chega a 20°C em Florianópolis.
Sudeste
As instabilidades continuam concentradas no leste e norte de Minas Gerais, Espírito Santo e centro e norte do Rio de Janeiro, com pancadas de chuva e trovoadas e alerta para tempestades. Também pode chover de forma isolada no Triângulo Mineiro e em outras áreas fluminenses.
As temperaturas seguem baixas, com São Paulo variando entre 13°C e 17°C, e o Rio de Janeiro entre 18°C e 23°C.
Centro-Oeste
O tempo fica instável principalmente em Mato Grosso, no centro e norte de Goiás e no Distrito Federal, com pancadas de chuva e trovoadas.
Em Mato Grosso do Sul, a presença de ar mais seco e frio mantém o tempo estável e as temperaturas mais amenas. Campo Grande pode registrar mínima de 15°C e máxima de 26°C, enquanto no restante da região o calor persiste. Goiânia tem máxima de 35°C.
Nordeste
As instabilidades avançam sobre o sul da Bahia, onde há previsão de pancadas de chuva e trovoadas e alerta para tempestades. Também pode chover de forma isolada entre Sergipe, Alagoas, litoral de Pernambuco, norte do Maranhão e outras áreas da costa nordestina.
No interior, especialmente no Matopiba, o tempo permanece seco, quente e com baixa umidade. A máxima pode chegar a 38°C em Teresina.
Norte
As principais instabilidades atingem Amazonas e norte de Rondônia, com pancadas de chuva e trovoadas. Também há possibilidade de chuva isolada em áreas do Acre, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá.
Apesar das precipitações, o sudeste do Pará e o Tocantins seguem com alerta para baixa umidade. O calor continua intenso, com máxima de 37°C em Manaus e Boa Vista e de até 40°C em Palmas.
